Vender com Atitudes Inteligentes acontece quando se
conquista a confiança e o respeito do Cliente.
Isso se consegue quando você conhece claramente os
desejos e as necessidades dele. A venda de uma ideia ou de um serviço requer
sensibilidade e formação para conduzir a relação comercial, e de como abordar o
assunto.
Para que isso aconteça, você tem que estar preparado, ter
um bom arsenal de soluções, experiências anteriores, disposição para trabalhar
e de estar treinado a todo tempo. Você precisa estar ligado ao trabalho e
atento às tendências, às novidades tecnológicas e às expectativas do seu
Cliente.
Quando a venda é repetitiva, ela traz consigo a
satisfação e gera a confiança. E a VENDA REPETITIVA é a venda que gera a
CONFIANÇA e traz o LUCRO para ambas as partes.
• O lucro é
indispensável para quem vende e para quem compra. Todos temos que ganhar
dinheiro e, para isso, colocamos o nosso conhecimento e tempo a serviço do
nosso Cliente.
• Temos também
que ter lucro, porque isso traz a possibilidade de continuidade da relação
comercial.
•
Por fim, o lucro proporciona a tranquilidade do dever cumprido, indispensável
para a satisfação e a geração de confiança seja criada entre você e o Cliente.
Ela não é só fruto de uma atitude ou de uma ação que são
muito importantes numa relação comercial, embora sejam pontuais. A venda tem a
ver com o comportamento e acontece que o comportamento é coisa cultural.
Você tem que saber ler as atitudes do Cliente. Tem que
saber como interpretar as coisas que o ele não fala, mas demonstra em seus
atos, em seus gestos, na sua linguagem corporal. Enfim, tem que estar sempre
atento a tudo o que diz respeito ao Cliente.
Tem que ter em mente que uma venda não feita só no
momento da negociação, mas sim a todo momento. Isso é cultura de comunicação.
Uma comunicação bem estruturada é aquela venda que faz o Cliente querer ser
fidelizado. A que gera a confiança entre as partes, fazendo o Cliente querer
voltar a manter relação comercial com aquele profissional.
Em toda venda tem muita importância os aspectos INVISÍVEIS.
Vender somente uma vez certamente é
bom, mas é caro.
Nós temos que fazer grandes esforços
com repetidas visitas e mostrar a nossa competência a todo momento. Atrair um
Cliente novo custa muito mais caro do que manter o Cliente fiel.
Tem atitudes consistentes não só no momento de vender,
mas tem que estar atento ao Cliente e à comunicação de primeira qualidade a
todo tempo. Antes, durante e depois da venda. No pré-venda e no pós-venda.
Tem que conhecer seu negócio trabalho e o seu Cliente a
fundo. Tem que se assegurar de sempre chamar a atenção de seu Cliente para o
seu serviço. Deve fazer isso mesmo inconscientemente.
Tem que fazer com que isso apareça normalmente, sem
forçar, mas consistentemente, nas suas conversas. Tem que estar convencido da
qualidade do seu produto ou serviço. Tem que fazer isso no dia a dia, a todo o
momento. Trazer isso com ele sempre. Em todas as oportunidades. Em todas as
apresentações e palestras. Assim ele despertará o interesse pelo seu produto ou
seu serviço.
Deve ter em mente que Marketing é um conjunto de
atividades que visa entender e atender à necessidade do Cliente. Durante todo o
tempo. Este é o verdadeiro marketing.
A atitude de fazer “follow up” constantemente procurando
se atualizar em relação ao Cliente, informando as novidades e querendo saber
dos seus planos e dos problemas dele. Mantendo o relacionamento próximo e
harmonioso com o Cliente.
Neste ponto, o Marketing já está feito, mas ele tem que
ter em mente que a estrutura para vender tem que continuar ativa. Como um ciclo
virtuoso. Um ciclo vitorioso.
As comunicações devem que ser claras e objetivas,
subliminares às vezes, mas têm que ser honestas, têm que dizer com clareza o
que é o seu serviço e ter o objetivo de conduzir o Cliente em direção ao seu
serviço. Sempre de forma respeitosa e harmoniosa.
A cultura da comunicação ter que ser algo consistente,
tem que ser construída passo a passo. Tem que estar no DNA do profissional. Tem
que estar na sua alma. A comunicação é uma arte, ela é a linguagem da liderança
e tem que estar voltada para criação do “mindset” de vendas.
“A arte da comunicação é a linguagem da liderança”, dizia
o grande escritor norte americano Napolion Hill” no livro A lei do Triunfo.
Neste ponto você já é um profissional campeão e tem que
estar realmente convencido das qualidades do seu serviço e das reais vantagens
para o Cliente.
As comunicações têm que criar no Cliente a sensação de
que o seu problema será resolvido pelo seu serviço. Têm que criar a confiança e
o profissional campeão, que deve zelar por isso. Tem que estar atento todo o
tempo.
Pronto!!!
O Cliente já está preparado para ouvir e para pensar e
decidir a compra. Agora cabe você criar o desejo e cabe a ele a missão de fazer
isso da melhor forma possível.
A proposta realmente tem que ser inteligente, clara, de
fácil entendimento, com especificações que não deixam dúvidas, escritas com
palavras fáceis e diretas.
Tem que espelhar exatamente o que foi dito material de
marketing, na abordagem ao Cliente e no processo de venda. Visa criar
entendimento com o Cliente. A proposta tem que ser indutora de uma egrégora.
Tem que criar a confiança. Visa propor uma ação.
Juntas, a proposta e o pedido, quando bem elaboradas,
geram o respeito entre as partes e isso é condição para haja uma relação de
negócios continuados. É a hora de gerar o entendimento.
No pós-venda é onde tudo o que foi combinado, que faz
parte da proposta, que é parte do pedido e das negociações tem que ser cumprido
para que as vendas sejam duradouras. Isso gera a confiança e o respeito entre
você e o Cliente.
Sérgio Frota
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