SÉRGIO FROTA (texto extraído do livro de minha
autoria “Vencer e Vender com Atitudes inteligentes)
Há tempos eu venho
pensando escrever um livro com este tema, mas levei muito tempo para dar início,
me preocupava com um conteúdo que teria que ser vasto, abrangente e que tivesse
início, meio e fim. Pensava escrever um livro a respeito de um assunto que
diria respeito a outras pessoas, mas isso seria uma preocupação a mais, eu
teria que conseguir a aprovação junto a essas pessoas.
Também me
preocupava com os custos de produção, da criação da capa, ilustrações,
diagramação, impressão e divulgação, coisas que envolvem grande logística e que
devem ser pensadas desde o começo para se chegar a um bom fim.
Pensava em
produzir um livro com belas fotos, mas chegava sempre no paradigma que isso
custa caro e envolve muita gente, como produtores, roteiristas, pesquisadores
de conteúdo, redatores, fotógrafos e revisores, o que poderia inviabilizar o
projeto. Além disso, para preparar um evento de lançamento seriam necessários
os assessores de imprensa, os cerimonialistas, o pessoal de recepção. Isso me
desanimava porque inviabilizaria este meu sonho.
Notei que com o
uso das redes sociais eu poderia encontrar meios para fazer o livro de forma
mais inteligente, com menores custos e maior acessibilidade. A internet está
transformando tudo e todos por onde passa. Para o bem ou para o mal.
Agora é a hora
das pessoas ganharem voz. Não há nenhuma barreira entre você e o mundo, basta
usar o seu celular e se conectar com um público potencial de bilhões de pessoas
que hoje se encontram na internet, levando conhecimento e disseminando ideias e
soluções para um enorme número de pessoas. Por essa mesma razão, temos que
fazer uso desta tecnologia com muita prudência, pois ao mesmo tempo que pode
ser utilizada para o bem, também serve para outros fins não tão nobres.
Quando do evento
das eleições no Brasil em 2018, vi muitos candidatos fazendo campanhas onde
foram gastas verdadeiras fortunas com filmes em televisão, materiais impressos
e jingles que não tratavam absolutamente do essencial, com artistas que
apareciam sem dizer nada de importante e ganhavam muito, com formadores de
opiniões dizendo o que eram pagos para dizer. Gastou-se muito dinheiro público
e ficaram muitas contas milionárias para serem pagas.
Mas, uma coisa
me chamou muita atenção.
Tinha alguns
candidatos fazendo campanhas simples, objetivas e com poucos recursos,
atingindo muito mais público do que aqueles que gastaram muito.
Notei que a
simplicidade estava de volta!!!
Resolvi então
partir para algo minimalista para produzir um livro e pedi a ajuda de Amigos
competentes nas suas áreas da atuação. Sim, a palavra “Amigos” eu sempre
escrevo com a “A” maiúsculo, porque eles são muito importantes.
Ao escrever o
livro eu pude concluir que fazer o simples é muito mais difícil do que eu
imaginava.
Entretanto, os
mais de 40 anos vida profissional e os 10 anos dedicados às competições como atleta
me deram argumentos e capacitação para escrever este livro, fazendo uma
analogia entre Vencer e Vender com Atitudes Inteligentes.
Eu atribuo
também à importância de manter um esse patrimônio valioso bom que é
“networking” bem estruturado e atualizado.
O tema deste
livro tem uma vasta gama de assuntos, que devem se conectar e precisam estar em
uma ordem sistêmica e coerente.
Por isso listei as atitudes que o Vencedor, ou o
Vendedor, deve tomar durante todo o processo de Vencer e Vender, sempre usando
minhas histórias profissionais e a experiência adquirida ao longo da vida para
exemplificar como penso o que é vender uma ideia, um projeto, um equipamento ou
qualquer outra coisa.
Isto feito, fui
à luta e encontrei entre Amigos competentes próximos a ajuda que seria
necessária.
Alguns meses
depois de um trabalho muito agradável, a custos interessantes, o meu almejado
livro “Vencer e Vender com Atitudes Inteligentes” está pronto. A demora entre o
início e o lançamento do livro foi de 1 ano e meio.
Catalogado na
Biblioteca Nacional, à venda nas principais livrarias digitais, divulgado no
meu site “www.vencerevender.com.br” e no meu blog “vencerevender.blogspot.com”.
E agora minhas ideias são levadas através de palestras e “lives” que faço para
divulgar os meus pensamentos a respeito da tarefa de Vencer e Vender.
Eu mostro no
livro como VOCÊ pode descobrir o
VENCEDOR que
existe dentro de VOCÊ.
Para VENDER é preciso sobretudo saber
VENCER.
Eu penso que você vai gostar deste
livro ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário