terça-feira, 28 de julho de 2020

DESAFIOS PARA INVESTIR NO RAMO GASTRONÔMICO



Gerir é complicado. Investir é algo desafiador, o ramo de alimentação é extenso e existem diversos tipos de investidores. Alguns gostam de gastronomia e se arriscam, outros possuem ideias inovadoras de como montar um hambúrguer gourmet com uma receita ainda não praticada, ou possuem conhecimentos de gerações de cardápios sofisticados e estrangeiros, existem os que entram com o “budget” e introduzem uma franquia ou grupo montado com toda padronização necessária... enfim podemos enxergar várias formas de ingressar neste ramo.

A verdade é que mais instruído maior a chance de sucesso de um investidor. O que vejo são pessoas amadoras que investem acreditando no sucesso e muitas vezes dá certo, mas o mais correto é correr atrás de cursos de qualificação e potencializar seu estabelecimento trazendo qualidade e competência.

Um exemplo que me emocionou recentemente no qual num culto escutei uma pregação de um diácono ele possui um “food truck” estacionado em frente a igreja, oferece lanches e porções ao final das pregações. Com a pandemia a quebra aconteceu com as despesas do negócio e se perguntou de que forma sobreviveria a isso? A virada aconteceu de uma reinvenção de estrutura em sua residência e sem equipamentos industriais, aderiu ao “delivery”. A ideia “bombou”. Hoje ele tem entregadores e contratou outros funcionários. Loucura em meio a uma pandemia ele reinventar mas é um exemplo de estratégia. Hoje precisa se adequar, com o crescimento de clientes a estrutura precisa ser profissional, com regras da ANVISA e tudo para que sua clientela triplique.

O maior desafio é a gestão e a forma de levar seu atendimento e qualidade ao cliente. A importância de tudo isto está no processo; o funcionário que entra para ser auxiliar pode sim ser qualificado para outros fins. Pelos dados do IBGE nosso poder de compra dentro da pandemia vem caindo, e com isso a alimentação no lar está crescendo, fazendo com que os pequenos restaurantes sofram perdas. Para isso o cenário deve ser mais agressivo, encontrar meios de ser produtivo e eficiente, evitando desperdícios, pensando no consumo de energia, matéria-prima. Buscar por substituição de produtos por menor valor tendo em vista a qualidade, preocupar-se com a segurança alimentar atendendo a ANVISA.

É importante contribuir com a imagem gastronômica do local tanto nas mídias sociais como no próprio ambiente, levando segurança ao consumidor. O importante é entender que o alimento é algo muito apreciado pelas pessoas e se é de seu desejo investir tenha em mente que tudo que é feito com carinho e com técnicas adequadas geram lucro e satisfação tanto para quem serve quanto para quem é servido.

 


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