terça-feira, 28 de julho de 2020

DESAFIOS PARA INVESTIR NO RAMO GASTRONÔMICO



Gerir é complicado. Investir é algo desafiador, o ramo de alimentação é extenso e existem diversos tipos de investidores. Alguns gostam de gastronomia e se arriscam, outros possuem ideias inovadoras de como montar um hambúrguer gourmet com uma receita ainda não praticada, ou possuem conhecimentos de gerações de cardápios sofisticados e estrangeiros, existem os que entram com o “budget” e introduzem uma franquia ou grupo montado com toda padronização necessária... enfim podemos enxergar várias formas de ingressar neste ramo.

A verdade é que mais instruído maior a chance de sucesso de um investidor. O que vejo são pessoas amadoras que investem acreditando no sucesso e muitas vezes dá certo, mas o mais correto é correr atrás de cursos de qualificação e potencializar seu estabelecimento trazendo qualidade e competência.

Um exemplo que me emocionou recentemente no qual num culto escutei uma pregação de um diácono ele possui um “food truck” estacionado em frente a igreja, oferece lanches e porções ao final das pregações. Com a pandemia a quebra aconteceu com as despesas do negócio e se perguntou de que forma sobreviveria a isso? A virada aconteceu de uma reinvenção de estrutura em sua residência e sem equipamentos industriais, aderiu ao “delivery”. A ideia “bombou”. Hoje ele tem entregadores e contratou outros funcionários. Loucura em meio a uma pandemia ele reinventar mas é um exemplo de estratégia. Hoje precisa se adequar, com o crescimento de clientes a estrutura precisa ser profissional, com regras da ANVISA e tudo para que sua clientela triplique.

O maior desafio é a gestão e a forma de levar seu atendimento e qualidade ao cliente. A importância de tudo isto está no processo; o funcionário que entra para ser auxiliar pode sim ser qualificado para outros fins. Pelos dados do IBGE nosso poder de compra dentro da pandemia vem caindo, e com isso a alimentação no lar está crescendo, fazendo com que os pequenos restaurantes sofram perdas. Para isso o cenário deve ser mais agressivo, encontrar meios de ser produtivo e eficiente, evitando desperdícios, pensando no consumo de energia, matéria-prima. Buscar por substituição de produtos por menor valor tendo em vista a qualidade, preocupar-se com a segurança alimentar atendendo a ANVISA.

É importante contribuir com a imagem gastronômica do local tanto nas mídias sociais como no próprio ambiente, levando segurança ao consumidor. O importante é entender que o alimento é algo muito apreciado pelas pessoas e se é de seu desejo investir tenha em mente que tudo que é feito com carinho e com técnicas adequadas geram lucro e satisfação tanto para quem serve quanto para quem é servido.

 


terça-feira, 21 de julho de 2020

ATENDER BEM E COM RESPEITO AO CLIENTE FAZ A VENDA ACONTECER



Sérgio Frota

 Aqui eu cito atitudes que são muito inteligentes e muito importantes para se fazer uma boa venda e manter o Cliente satisfeito.


SATISFAÇÃO:

O Cliente nos procurou, e comprou de nós, porque precisava de nossos produtos ou serviços. O preço era adequado, o atendimento de vendas foi bom e conseguimos vender nossa imagem.
Agora, temos que satisfazer as expectativas de nosso Cliente. Então vamos fazer valer a pena para o nosso interlocutor. Vamos cumprir o que prometemos.
O nosso Cliente, o nosso interlocutor, tem que receber o que nos propusemos a fazer. O nosso produto tem que atender às expectativas que nós criamos em nossa conversa.

EXCEDER AS EXPECTATIVAS:

Sempre que possível, vamos fazer um pouco mais do que o Cliente espera de nós. Devemos ir além das expectativas.

PERGUNTAS:

Vamos iniciar com perguntas abertas, que permitam ao Cliente nos dar uma visão geral do que ele espera de nós. Perguntas que dão oportunidade de conhecermos melhor o nosso interlocutor e nos permitam nos apresentarmos melhor ao nosso interlocutor.
São perguntas para quebrar o gelo. Elas nos dizem muito a respeito de nosso interlocutor. Devem ser anotadas discretamente.
É fácil. É só observar os símbolos que o interlocutor carrega com ele, tem em sua área de trabalho ou que menciona. Fotos de família, hobbies, time de sua preferência. O seu sobrenome pode indicar muita coisa. Sempre que a visita for a alguma cidade, perguntas a respeito da cidade podem ser um bom início de conversa.
Faça isso respeitosamente, sem parecer invasivo. Isso dará a você a oportunidade de saber o estado de espírito do interlocutor e dominarmos o nosso estado de espírito e fazermos as adaptações para assim conseguirmos a empatia necessária para que haja o entendimento. Para que seja feito um bom atendimento.
Aos poucos, vamos passar para as perguntas fechadas, que pedem do Cliente respostas específicas para sabermos exatamente o que ele quer.
Ouvir sempre com a intenção de compreender e não só com a intenção de responder. Estar sempre atento, de ouvidos abertos, para possíveis inovações de toda ordem.

INFORMAÇÕES:

Vamos passar para o Cliente informações que sejam relevantes. Que realmente sejam importantes para a relação comercial. É o que espera que aconteça sempre que somos atendidos por alguém.
Vamos fazer isso de forma clara e objetiva, que facilite o entendimento. Vamos checar o que ficou entendido pelo Cliente.

CONFIRMAÇÃO:

Vamos informar o que está sendo feito. Isso é importante para que o Cliente se sinta seguro.
É importante que tenhamos a certeza de estarmos fazendo o que ficou acertado. Muitos problemas nascem da falta de um claro entendimento das necessidades e das possibilidades.
Saber identificar as melhores informações possíveis para a tomada de decisão. Alimentar-se de bons fluídos, com sabedoria. O executivo deve estar bem consigo mesmo e com pensamento positivo.

As tomadas de decisões devem se basear em informações saudáveis e palatáveis, ou seja, informações seguras, claras, completas e objetivas.

INÍCIO:

Ao iniciarmos um atendimento, vamos procurar dizer para o Cliente quais as etapas do atendimento que ele vai receber.
Vamos explicar, de forma simples e clara, como será realizada cada etapa. Vamos dizer quem, em nossa empresa, cuidará de cada etapa. Vamos fazer isso com tato.
Fisicamente, sabemos que tato é sentir, apalpar. Social e comercialmente falando, o tato é a percepção do que é apropriado dizer ou fazer, de acordo com as circunstâncias do momento.
Portanto, é preciso sentir o clima, sentir o ambiente, sentir o mercado, sentir tendências. Perceber alternativas positivas e evitar as negativas. Vamos ter tato e prudência em todas as negociações.

REVISÃO DOS COMPROMISSOS:

Após encerrarmos o atendimento, vamos fazer a lição de casa. Rever os compromissos. Vamos tomar as providências internas em nossa empresa para que os compromissos assumidos sejam cumpridos. Intuição, perspicácia ou instinto.
Captar sinais positivos e negativos de todos os tipos possíveis de interferência nos negócios. Pressentir sinais de possíveis perigos para a organização. Ter faro para os bons negócios, cujas decisões sempre envolvem riscos, sendo que os riscos envolvem perigos e estes envolvem possíveis consequências positivas ou danosas para organização. Ponderar a intuição, com a experiência e com a informação disponível, na tomada de decisões.
Concluindo, o processo decisório é algo que envolve o tomador da decisão, o ato de decidir e a ação de complementação da decisão.
Vamos passar o trabalho para nossos companheiros de forma clara.
Vamos lembrar de usar as mesmas técnicas com nossos companheiros de trabalho.

DISPONIBILIDADE:

Vamos nos colocar à disposição de nosso Cliente para atendimentos futuros. Vamos dizer que esperamos revê-lo e fazer mais negócios com ele. Vamos lembrar que é importante que o Cliente seja fiel e volte a comprar de nós.

CLIENTE INSATISFEITO:

Essa é a hora de usarmos a sensibilidade. É a hora de olhar o futuro, olhar o presente e olhar o passado como ponto de referência. De olhar dentro e olhar fora. Olhar o que acontece em volta e o que acontece distante. Olhar o todo e olhar as partes, olhar os pontos intermediários e os pontos extremos.
É a hora de olhar controlando. Ter sempre “visão estratégica”. A visão deve ser completa, em todos os ângulos, para que depois não se diga: como não percebi isso ou aquilo, naquela ocasião?
Lembrar que o “não ouvir adequadamente” do Cliente é um dos mais significativos motivos da queda de milhares de empresas, principalmente de médio e de pequeno porte e do insucesso nas conversas.
Vamos nos colocar no lugar do Cliente. Vamos imaginar como nos sentiríamos, se estivéssemos com o mesmo problema. Vamos demonstrar isso claramente. Vamos lembrar porque causamos esse mal estar.

O livro “Vencer e Vender com atitudes inteligentes” está à venda
pelos sites abaixo:




Meus contatos
Whatsaap: +55 11 95485.0009
e-mail: sffrota@yahoo.com.br



terça-feira, 14 de julho de 2020

Desmistificando a Cozinha Profissional





O poder de criar um prato e dar vida ao alimento em sua apresentação é algo a ser estudado. Somos ensinados desde muito novos sobre os temperos familiares, os gostos e as sensações que a alimentação nos traz. Mas quando passamos isso para algo a se trazer lucro, entendemos que mais do que uma simples aparelhagem que temos em nosso lar, devemos abraçar um novo universo de equipamentos e utensílios dos mais diversos tipos e isso é uma questão a qual muitos possuem dúvidas.

 E a pergunta é: qual a diferença de cozinhar em nosso lar e estar dentro de uma cozinha profissional?

A cozinha domiciliar é composta por um fogão, uma geladeira, um micro-ondas, um bebedouro e um forninho. Com isso, conseguimos elaborar pratos simples e com um grau de complexidade não tão alto e em quantidade limitada. Já a cozinha profissional é composta por rígidas regras da vigilância sanitária e por equipamentos de alta produtividade para atender um grande número de pessoas. Para que uma cozinha profissional seja criada iniciamos com um projeto e planta baixa do local, seguido pelo cardápio que o adquirente vai propor a seus clientes ou colaboradores. Existem restaurantes a la carte, por quilo, comida japonesa, fast food, bistrô, brasserie, bufê, café, cantina, clássico, comfort  food, grill, hambúrgueria, comida saudável, churrascaria, pub e mais uma infinidade de opções de alimentação.

Neste contexto é enxergado o ramo gastronômico da cozinha e inserido os equipamentos de cocção, refrigeração, mobiliários e o universo de equipamentos é quase incalculável.

Um chefe de cozinha e sua equipe precisa sentir segurança e ter a higienização adequada de seus alimentos. O estoque e a conservação muito bem acompanhados e a finalização da entrega dos pratos deve ser de excelência. Isso só se possui com equipamentos de qualidade e com uma construção correta de sua área de recebimento, estoque, pré preparo, preparo até que chegue ao cliente algo de brilhar os olhos e fazer com que este cliente retorne para poder experimentar a mesma sensação. Isso é algo também muito parecido com a nossa refeição em casa: o gosto da comida da mãe, avó, de um tio ou tia que são excelentes em seus criativos pratos e que nos traz recordações. Hoje, existem equipamentos que nos proporcionam padronização de pratos para que o seu cliente tenha a mesma sensação em cada retorno.

Falando da higienização devida, o que em nosso lar é apenas esponjas e fibras e detergente, uma cozinha de alta demanda possuí máquinas de lavar louças e utensílios que em segundos lhe devolvem o seus pratos, copos e acessórios higienizados e prontos para reutilização.

Aos que desejam ingressar no universo profissional desta área, aconselho a entender o que almeja e ter uma equipe especializada para que proporcione aos seus clientes as melhores experiências alimentares já vividas.

Para consultoria e planejamento de uma Cozinha Profissional    
011 94204-4862  isis@brcozinhas.com.br





Para consultoria e planejamento de uma Cozinha Profissional 
011 94204-4862  isis@brcozinhas.com.br

Isis Soler


quinta-feira, 9 de julho de 2020

Inspire-se, Compre e Leia o Livro!





Sinópse
O livro “VENCER e VENDER com Atitudes Inteligentes” é fruto da minha vivência como Atleta e Executivo.

Nele eu relato fatos vividos por mim que contêm experiências reais e faço uma analogia entre VENCER e VENDER. Temas muito importantes para um Executivo e um Atleta.

O Atleta precisa vencer para ser reconhecido e para conseguir fazer sucesso para vender a sua imagem.  Já o Executivo, precisa vender para ter sucesso. Isso significa VENCER.

Só vence quem compete. Atletas e Executivos são formados para VENCER. Eles têm que competir sempre.


Extraído Prefácio
No prefácio Durval de Noronha Goyos Jr., um brilhante advogado, salienta:

“O livro é muito importante e útil, à medida que oferece um amplo, variado e complexo panorama da área de vendas. Apresenta 20 ATITUDES INTELIGENTES de comportamento básico para o sucesso na vida e em 4 anexos com história da vida do autor relatam os conceitos apresentados.

O autor, em seu livro, retira muitos valiosos ensinamentos de sua, tanto rica quanto diversificada, atividade profissional, mas também, é certo, do sucesso de sua vida afetiva pessoal com sua bela família e com a legião de amigos que granjeou mediante a aplicação prática do substrato das atitudes que ora nos apresenta.

Essas nos servem como inspiração e como referência”.




O autor
Na infância, eu fui nadador do Palestra Esporte Clube muitas vezes campeão paulista e na juventude foi campeão paulista e brasileiro pelo Sport Club Corinthians Paulista, época em que conheceu o caminho para se tornar vitorioso, no esporte e na vida.

Depois fui estudar e trabalhou como executivo de projetos, como Secretário de Governo e finalmente como executivo de vendas.

Como Secretário de Desenvolvimento do Estado do Amazonas eu incentivei a produção do livro “Negritude e Modernidade” de autoria do amazonólogo Alfredo Mario Rodrigues Lopes e do escritor amazonense Mario Ypiranga Monteiro.

Depois eu fui co-autor ao lado da nutricionista Simone Roseli Ferreira Catelli do livro “Uma garfada de marketing” dedicado a estudantes de gastronomia e em parceria com Dr. Durval de Noronha Goyos Jr. e do jornalista Raul Marques, com depoimentos de diversos atletas que participaram daquele bem sucedido projeto esportivo, nós escrevemos o livro “A formidável natação rio-pretense dos anos 1950 e 1960”.

Sou Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e Secretário de Cultura da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo. Esse rol de essas experiências o autorizam a escrever o livro “Vencer e Vender com atitudes inteligentes”.

Hoje eu sou Mentor em vendas, escritor e palestrante.



O livro “Vencer e Vender com atitudes inteligentes” está à venda
pelos sites abaixo:





Proposta para empresas
Comprando 100 (cem) ou mais exeplares eles serão persolizados com um texto escrito pela sua empresa que será publicado na terceira página e na contra capa do livro e você terá um material eficiente e classudo para fazer treinamento de
seus Vendedores ou para dar de presente para seus Clientes.
 
Você terá também uma palestra ministrada por na sua empresa, sem custo,
se for na grande São Paulo.

Sérgio Frota
Whatsaap: +55 11 95485.0009  
Site: vencerevender.com.br  
Blog: vencerevender.blogspot.com