terça-feira, 21 de julho de 2020

ATENDER BEM E COM RESPEITO AO CLIENTE FAZ A VENDA ACONTECER



Sérgio Frota

 Aqui eu cito atitudes que são muito inteligentes e muito importantes para se fazer uma boa venda e manter o Cliente satisfeito.


SATISFAÇÃO:

O Cliente nos procurou, e comprou de nós, porque precisava de nossos produtos ou serviços. O preço era adequado, o atendimento de vendas foi bom e conseguimos vender nossa imagem.
Agora, temos que satisfazer as expectativas de nosso Cliente. Então vamos fazer valer a pena para o nosso interlocutor. Vamos cumprir o que prometemos.
O nosso Cliente, o nosso interlocutor, tem que receber o que nos propusemos a fazer. O nosso produto tem que atender às expectativas que nós criamos em nossa conversa.

EXCEDER AS EXPECTATIVAS:

Sempre que possível, vamos fazer um pouco mais do que o Cliente espera de nós. Devemos ir além das expectativas.

PERGUNTAS:

Vamos iniciar com perguntas abertas, que permitam ao Cliente nos dar uma visão geral do que ele espera de nós. Perguntas que dão oportunidade de conhecermos melhor o nosso interlocutor e nos permitam nos apresentarmos melhor ao nosso interlocutor.
São perguntas para quebrar o gelo. Elas nos dizem muito a respeito de nosso interlocutor. Devem ser anotadas discretamente.
É fácil. É só observar os símbolos que o interlocutor carrega com ele, tem em sua área de trabalho ou que menciona. Fotos de família, hobbies, time de sua preferência. O seu sobrenome pode indicar muita coisa. Sempre que a visita for a alguma cidade, perguntas a respeito da cidade podem ser um bom início de conversa.
Faça isso respeitosamente, sem parecer invasivo. Isso dará a você a oportunidade de saber o estado de espírito do interlocutor e dominarmos o nosso estado de espírito e fazermos as adaptações para assim conseguirmos a empatia necessária para que haja o entendimento. Para que seja feito um bom atendimento.
Aos poucos, vamos passar para as perguntas fechadas, que pedem do Cliente respostas específicas para sabermos exatamente o que ele quer.
Ouvir sempre com a intenção de compreender e não só com a intenção de responder. Estar sempre atento, de ouvidos abertos, para possíveis inovações de toda ordem.

INFORMAÇÕES:

Vamos passar para o Cliente informações que sejam relevantes. Que realmente sejam importantes para a relação comercial. É o que espera que aconteça sempre que somos atendidos por alguém.
Vamos fazer isso de forma clara e objetiva, que facilite o entendimento. Vamos checar o que ficou entendido pelo Cliente.

CONFIRMAÇÃO:

Vamos informar o que está sendo feito. Isso é importante para que o Cliente se sinta seguro.
É importante que tenhamos a certeza de estarmos fazendo o que ficou acertado. Muitos problemas nascem da falta de um claro entendimento das necessidades e das possibilidades.
Saber identificar as melhores informações possíveis para a tomada de decisão. Alimentar-se de bons fluídos, com sabedoria. O executivo deve estar bem consigo mesmo e com pensamento positivo.

As tomadas de decisões devem se basear em informações saudáveis e palatáveis, ou seja, informações seguras, claras, completas e objetivas.

INÍCIO:

Ao iniciarmos um atendimento, vamos procurar dizer para o Cliente quais as etapas do atendimento que ele vai receber.
Vamos explicar, de forma simples e clara, como será realizada cada etapa. Vamos dizer quem, em nossa empresa, cuidará de cada etapa. Vamos fazer isso com tato.
Fisicamente, sabemos que tato é sentir, apalpar. Social e comercialmente falando, o tato é a percepção do que é apropriado dizer ou fazer, de acordo com as circunstâncias do momento.
Portanto, é preciso sentir o clima, sentir o ambiente, sentir o mercado, sentir tendências. Perceber alternativas positivas e evitar as negativas. Vamos ter tato e prudência em todas as negociações.

REVISÃO DOS COMPROMISSOS:

Após encerrarmos o atendimento, vamos fazer a lição de casa. Rever os compromissos. Vamos tomar as providências internas em nossa empresa para que os compromissos assumidos sejam cumpridos. Intuição, perspicácia ou instinto.
Captar sinais positivos e negativos de todos os tipos possíveis de interferência nos negócios. Pressentir sinais de possíveis perigos para a organização. Ter faro para os bons negócios, cujas decisões sempre envolvem riscos, sendo que os riscos envolvem perigos e estes envolvem possíveis consequências positivas ou danosas para organização. Ponderar a intuição, com a experiência e com a informação disponível, na tomada de decisões.
Concluindo, o processo decisório é algo que envolve o tomador da decisão, o ato de decidir e a ação de complementação da decisão.
Vamos passar o trabalho para nossos companheiros de forma clara.
Vamos lembrar de usar as mesmas técnicas com nossos companheiros de trabalho.

DISPONIBILIDADE:

Vamos nos colocar à disposição de nosso Cliente para atendimentos futuros. Vamos dizer que esperamos revê-lo e fazer mais negócios com ele. Vamos lembrar que é importante que o Cliente seja fiel e volte a comprar de nós.

CLIENTE INSATISFEITO:

Essa é a hora de usarmos a sensibilidade. É a hora de olhar o futuro, olhar o presente e olhar o passado como ponto de referência. De olhar dentro e olhar fora. Olhar o que acontece em volta e o que acontece distante. Olhar o todo e olhar as partes, olhar os pontos intermediários e os pontos extremos.
É a hora de olhar controlando. Ter sempre “visão estratégica”. A visão deve ser completa, em todos os ângulos, para que depois não se diga: como não percebi isso ou aquilo, naquela ocasião?
Lembrar que o “não ouvir adequadamente” do Cliente é um dos mais significativos motivos da queda de milhares de empresas, principalmente de médio e de pequeno porte e do insucesso nas conversas.
Vamos nos colocar no lugar do Cliente. Vamos imaginar como nos sentiríamos, se estivéssemos com o mesmo problema. Vamos demonstrar isso claramente. Vamos lembrar porque causamos esse mal estar.

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